Profissionais da usina falam sobre como o GDT, desenvolvido pela Vertech-it, traz ganho operacional e minimiza riscos na contratação de prestadores de serviços.
A Ester Agroindustrial é uma usina de açúcar e álcool em atividade desde 1898, conhecida por seu alto padrão de qualidade em processos produtivos, especialmente no etanol neutro. Possui laboratórios equipados e pessoal capacitado para garantir controle e monitoramento rigorosos de seus produtos. Utiliza tecnologia para maximizar resultados produtivos em áreas industriais, agrícolas e administrativas.
A Ester Agroindustrial adotou o GDT para sistematizar o processo de documentação de terceiros.
Atuando há 21 anos na usina, a supervisora de gestão de contratos e controle, Keila Simoni, conta que o GDT foi implantado no início da safra 2021/22 com o objetivo de se obter um melhor controle na documentação de terceiros, principalmente para a área agrícola. “Para se ter uma ideia, só em contratos de safra, que é um período maior, tínhamos cerca de 40 prestadores de serviço. Por isso, controlar esses documentos e integrá-los com outros departamentos estava sobrecarregando nosso tempo operacional, além dos riscos na averiguação da saúde financeira de cada um”, comenta.
Outro risco iminente, segundo Simoni, estava na gestão e no controle de todas as obrigações acessórias, documentos e contratos de empresas prestadoras de serviços e seus funcionários, em atendimento à LEI Nº 13429 de 31/03/2017. “O uso do GDT minimizou os riscos com ações trabalhistas, previdenciárias e fiscais decorrentes da responsabilidade da empresa como contratante”, destaca.
Inicialmente, a ferramenta foi utilizada para prestadores voltados à área agrícola (CTT), mas diante dos bons resultados foi estendido para outras áreas. “Decidimos estender o uso também para a entressafra levando em consideração a quantidade de terceiros que prestam serviços para reposição de equipamentos e manutenção industrial. Agora todos os setores têm acesso ao sistema, incluindo o departamento jurídico e os usuários-chave para tomada de decisão nestas áreas”.
Para Cleiton Barbieri, coordenador de torre de controle, o GDT chegou em um momento oportuno e se destacou na integração. “A ferramenta chegou e integrou todas as áreas. Sem falar na forma fácil de se usar”, celebra.
O GDT tem duas interfaces distintas, uma para o contratante e outra para os terceiros. No processo do sistema, são as empresas terceiras que se cadastram, assim como seus funcionários, veículos e máquinas, e digitaliza seus documentos para salvá-los no sistema que armazena na nuvem. Assim, explica Barbieri, mediante uma prévia análise a ser aprovada ou não pela usina, com isso o terceiro dá continuidade ao registro do funcionário e o sistema relaciona os documentos necessários de acordo com o cargo ligado a ele.
No sistema os documentos são facilmente localizados, através de pesquisa. Também é possível controlar os vencimentos dos documentos e contratos, gerando e-mails e avisos aos gestores responsáveis para anexar a documentação a vencer e vencidos.
“Isso otimizou muito o tempo do nosso time, integrando todo o processo em único local”, afirma Barbieri.
Fonte: reportagem veiculada no jornal Cana em 10/06/2022.